A Grande Gripe

A Grande Gripe John M. Barry




PDF - A Grande Gripe


Em 1918, um novo vírus de influenza, até então restrito às aves, passou a se manifestar também em humanos. Um ano mais tarde, o saldo era de pelo menos 100 mil mortos daquela que ficaria conhecida na história como gripe espanhola, marcando o primeiro grande embate entre a ciência e uma pandemia. Em apenas dois anos o vírus matou mais pessoas do que a Aids em todo o mundo ao longo dos 24 anos desde a sua descoberta, e mais pessoas em um ano do que a peste negra ao longo de um século.

Em A grande gripe, John M. Barry conta a história do surto que começou em uma unidade militar do Kansas, nos Estados Unidos, chegou à Europa durante a Primeira Guerra Mundial levado pelas tropas americanas e de lá se espalhou para o globo. O pesquisador mostra ainda a corrida contra o tempo da comunidade científica norte-americana para combater a pandemia e como se deu uma das principais descobertas do século XX.

Obra de referência sobre a gripe espanhola, premiada pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos e best-seller internacional, o livro é também um relato sobre poder, política e guerra, com importantes lições para um mundo sob a constante ameaça do bioterrorismo e do surgimento de novas epidemias globais. Barry crê que, nesses casos, a principal arma é sempre a informação.





A Grande Gripe

Leia o PDF do primeiro capítulo de A Grande Gripe

Visualizar

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Grande Gripe (5)

ver mais
"Every person who spits is helping the Kaiser"


Eu soube desse livro através do blog pessoal de Bill Gates, GatesNotes, em um artigo chamado "5 summer books and other things to do at home", e quando li a resenha de Bill sobre The Great Influenza eu logo pensei que não seria um bom momento para ler sobre esse assunto, pensei que 2020 já está saturado com palavras como pandemia, vírus, mortalidade e etc. Mesmo assim, dei a chance para ler a sinopse e as primeiras páginas. Vi algo diferente do que eu imaginava, esta obra de John Bar...