A Marcha: Romance da Abolição

A Marcha: Romance da Abolição Afonso Schmidt...




PDF -


A Marcha (Romance da Abolição) de Afonso Schmidt. 1a Edição, São Paulo: Ed. Anchieta Limitada, 1941. 293 p.
Romance histórico de Afonso Schmidt (1890-1964), quadrinizado em 1955 e adaptado pelo cinema nacional, com Pelé em 1972. "A Marcha" descreve as lutas do abolicionismo no Brasil, no relato bem humorado das jornadas pela liberdade do estudante Boaventura e do escravo forro Chico Bondade, enganando os senhores proprietários (e seus capatazes) com burlas e espertezas que facilitavam a fuga dos cativos nas plantações e senzalas Brasil afora. . .
===
https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_Schmidt
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo_no_Brasil
https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Marcha
====
A história se passa durante as lutas pela abolição da escravatura no Brasil, onde o estudante Boaventura e o escravo forro Chico Bondade se infiltram em vários lugares a fim de instruir os escravos a fugirem, de forma que quando os proprietários fossem ter a suas senzalas as mesmas se encontravam vazias, pois os cativos haviam escapado com ajuda dos dois e levados para lugares onde seria fácil obter-lhes a liberdade. Entre os muitos episódios retratados, há uma marcha de protesto liderada por Chico Bondade junto aos escravos e as tropas do exército, convocadas para reprimir a manifestação, se recusam a combatê-los. . .





A Marcha: Romance da Abolição

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Marcha: Romance da Abolição (0)

ver mais
COMO SE ESTIVESSE NA CORTE...


(...) - Aqui em São Paulo é quase como se a gente estivesse na Corte; há uma certa exigência na apresentação das pessoas da sociedade (...) Você com essas roupas feitas lá no interior está um candango (...) in: SCHIMIDT, Afonso. São Paulo: Brasiliense, 1981. pg. 32...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR