A Mentalidade Anticapitalista

A Mentalidade Anticapitalista Ludwig Von Mises




PDF - A Mentalidade Anticapitalista


O capitalismo é o sistema de organização econômica mais vilipendiado, difamado, criticado e caluniado que existe. Todos adoram detestar o livre mercado - de operários a intelectuais, de artistas a sacerdotes, de políticos a empresários. Mas o mais intrigante nessa história toda é que o capitalismo... funciona.

Teorias socialistas e intervencionistas de toda sorte pretendem criar uma narrativa coerente para os males que acometem a civilização, e lidam com símbolos bastante convincentes: "Existem muitos pobres porque alguns são ricos". "Existem patrões porque tantos outros não passam de empregados". "Existem criadores porque muitos fazem o serviço braçal e mecânico".

Nada mais verdadeiro e, paradoxalmente, nada mais falso. A economia não é conta de soma zero. O sistema de livre mercado - de trocas e cooperações voluntárias - é, tão somente, o exercício da liberdade de escolha, de empreendimento, de inventividade e diligência a serviço da sociedade humana. O capitalismo produziu muito mais riqueza e prosperidade do que todos os outros regimes que o antecederam, e essa riqueza teve como efeito uma margem ainda maior de liberdade e meios de ação para os mais pobres que, sabemos, inexistem nos países que adotaram as doutrinas marxistas.

E o que mais me impressiona neste ensaio fundamental de Ludwig von Mises, A Mentalidade Anticapitalista, talvez seja sua data de publicação: 1956. Se eu lesse este livro e desconhecesse o autor, e se me contassem que houvera sido publicado anteontem, eu nem desconfiaria. Os assuntos de que trata são atualíssimos. Bem como atualíssima é a clarividência com que o faz.

- Gustavo Nogy





A Mentalidade Anticapitalista

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A Mentalidade Anticapitalista (38)

ver mais
Sempre aprendendo com o grande professor


A cada livro dele, agrego certezas e noções sobre qual sistema economico e político me parece ideal, racional e lógico. Não estou dizendo que seria o perfeito, pois no meio da teoria à pratica, temos a AÇÃO HUMANA (sem trocadilhos com a principal obra do autor, que ainda não li). O crescimento populacional e sua ascenção social e economica devem-se ao capitalismo. Nenhum outro sistema econômico conseguiria essa proeza com sucesso e de forma sustentável - melhor produtividade dos esfo...