Amuleto

Amuleto Roberto Bolaño




PDF - Amuleto


Lançado originalmente em 1999, este é o primeiro livro de Roberto Bolaño publicado após o estrondoso sucesso de seu Os detetives selvagens, que lhe garantiu por unanimidade o Prêmio Rómulo Gallegos, maior distinção literária da prosa hispano-americana.

O episódio que desencadeia o fluxo narrativo em Amuleto, baseado em fatos reais, foi extraído de Os detetives selvagens, obra-prima de Roberto Bolaño. Trata-se da invasão do campus da Universidade Nacional Autônoma do México pelas tropas do exército, nos agitados dias de 1968. E da resistência silenciosa de uma personagem que, escondida no banheiro feminino da Faculdade de Filosofia e Letras por muitos dias, escapa da fúria repressora dos invasores. Esta personagem - um misto de artista meio hippie, louca e andarilha - é a imigrante uruguaia Auxilio Lacouture, auto-intitulada "mãe dos poetas e da poesia mexicana".

Mas a genialidade de Bolaño em Amuleto é transfigurar essa personagem lendária e convertê-la em narradora na primeira pessoa. É a única narradora feminina em toda a sua obra, e seu relato configura uma homenagem aos poetas e artistas do México, mexicanos ou exilados espanhóis e latino-americanos. E uma elegia, também, a todos os jovens latino-americanos mortos na resistência às várias ditaduras instaladas no continente. Para conseguir esse intento, sua prosa torna-se altamente poética.





Amuleto

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Amuleto (1)

ver mais
Resenha - Entre amigos - Amuleto - Garimpo clube do livro

Resenha - Entre amigos - Amuleto - Garimpo clube d


Resenhas para Amuleto (51)

ver mais
Latino-americanos; a poesia é nosso amuleto.


Não se engane pelo pequeno número de páginas; não é sinônimo de leitura rápida. A obra é arrastada, - e jamais tomem essa informação como ponto negativo. Seu estado letárgico é fundamental para a sua apreciação; quanto mais tempo passamos nas páginas, degustando as palavras de Roberto Bolano, mais adentramos aos emaranhamos da obra, a seus sutis detalhes que uma rápida passada de olho poderia ignorar. Partindo do pressuposto que o fluxo de consciência se mistura com uma viagem em sua...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR