As cem melhores crônicas brasileiras

As cem melhores crônicas brasileiras Joaquim Ferreira dos Santos




PDF - As Cem Melhores Crônicas Brasileiras


A crônica não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz literatura também. Textos feitos para o momento e que, pela qualidade, vão ficar para sempre. Eis o breque deste livro. As cem crônicas e os 62 autores que tornaram um gênero, chamado ora de menor, ora de literatura de bermuda, numa sucessão interminável de grandes clássicos e de referência de bons momentos em nossa língua.

Ela não discursa, não tem empáfia nem o compromisso de informar o que está acontecendo. Está no jornal, mas não ocupa espaço de notícia. Abusa da liberdade e quer distância da solenidade. Está no detalhe, no mínimo, no escondido, nas banalidades, na descontração do cotidiano. Como define ainda o curador Joaquim Ferreira dos Santos, o gênero é uma fina iguaria com direito à eternidade no paladar do leitor.

E chefes e receitas não faltam nessa cozinha, revela Joaquim neste volume que forma agora uma trilogia com os anteriores "Os Cem Melhores Poemas" e "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século". Dos "reis" do gênero Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo a novatos que cultivam o gênero na internet, como o pernambucano Xico Sá, passando pelos "príncipes" João do Rio, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria e Fernando Sabino, estão lá todos os craques - E as craques - que fizeram o brasileiro gostar de ler através dos jornais, introduzindo uma multidão à leitura de qualidade literária.





As cem melhores crônicas brasileiras

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para As cem melhores crônicas brasileiras (37)

ver mais
Comecei bem, terminei sofrível


Algo legal é que as crônicas estão organizadas pelo momento em que foram publicadas (no caso, por década). Isso faz a gente ir percebendo as mudancas de estilo, linguagem, cultura, comportamento? Alguns textos são só uma foto do tempo em que nasceram. Outros seguem on e conectando quem lê, talvez porque quem escreveu não focou só num momento, mas viu algo além do tempo... Foi bom pra ter um primeiro contato com quem nunca li. Por enquanto, dentre as 100 crônicas, meu top 10 ficou assim...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR