As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra

As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra Virginia Woolf




PDF - As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra


Coletânea inédita de textos de Virginia Woolf centrados na questão da relação entre masculinismo e militarismo, entre patriarcado e ditadura.

Três guinéus, o livro em que Virginia Woolf desenvolve o argumento de que existe uma estreita conexão entre patriarcado e militarismo, foi publicado, na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1938. Nesse mesmo ano, a revista americana The Atlantic Monthly publicou, em duas partes, uma versão abreviada e reestruturada do livro. As mulheres devem chorar foi o título dado à primeira parte, enquanto o título da segunda o repetia, com um acréscimo: As mulheres devem chorar… Ou se unir contra a guerra. É em torno desse ensaio e dessa temática que se centra a presente coletânea, acrescida, entre outros, de Profissões para mulheres, texto escrito em 1931, focado no tema da dificuldade de acesso das mulheres às profissões liberais, e do comovente ensaio Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo, publicado em outubro de 1940, em plena Segunda Guerra e cinco meses antes da morte da autora. Fecha o livro um posfácio de Guacira Lopes Louro, estudiosa de gênero e sexualidade.





As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra (43)

ver mais
"Por que os homens vão à guerra?"


Não importa em que formato, ler Virginia Woolf é sempre um exercício para os neurônios. Com tom provocador e mordaz, são abordadas aqui as relações entre sexismo, patriarcado, masculinidades e militarismo. Vou destacar os meus textos preferidos. No sarcástico conto "Uma sociedade", um grupo de amigas se dedica a investigar se vale a pena, pelo bem da sociedade, continuar se restringindo ao papel de maternidade, enquanto os homens assumem os papéis de liderança e produção intelectual...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR