Assim falou o 833

Assim falou o 833 Orígenes Lessa



PDF - Assim falou o 833


Nas visitas ao Museu da Casa de Rui Barbosa, a peça que maior interesse desperta é o automóvel marca Benz, de fabricação alemã, placa 833, que pertenceu ao grande brasileiro.

Os adultos também, mas sobretudo as crianças ficam fascinadas por esse carro que, como disse o poeta Drummond, mais parece um "monstro de rodas, uma catedral negra".

O veículo tem, de fato, características próprias, que o tornam estranho aos olhos de hoje: a cabine da frente, com o lugar do motorista e ajudante, é separada da de passageiros; o volante fica à direita; o assento de trás dá lugar para duas pessoas, havendo dois pequenos bancos alternativos dobráveis. Possui ele ainda uma série de acessórios, que na época deviam constituir o máximo do requinte, e nesta altura se nos afiguram quase inconcebíveis, como floreiras de cristal, porta cartões e pequena mesa desmontável.

Para os mais curiosos, podemos acrescentar que o motor é de 55 HP, com capacidade para desenvolver uma velocidade de aproximadamente 80 Km/h, e que a partida é dada com o auxílio de manícula e aceleradores, localizados no pedal, no volante e ao lado da manícula, donde a necessidade de motorista e ajudante.

Adquiriu-o em 1915 o Sr. Joaquim Pereira Texeira, para oferecê-lo ao casal Rui Barbosa.

Passa hoje os dias ancorado na garagem da casa de São Clemente, sobre melancólicos cavaletes. Mas, dado o seu valor como protótipo da indústria automobilística, de vez em quando lhe ocorre a aventura de uma viagem. Assim, em 1956 foi transportado até a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo (SP), para ser mostrado como valiosa raridade; e em 1973 figurou, com garbo, na exposição comemorativa do cinquentenário da morte do Conselheiro, no saguão do novo edifício da Caixa Econômica, na Avenida Rio Branco. Ali contemplou Carlos Drummond de Andrade, cujas impressões ficaram registradas em saborosa crônica.

Foi esse veículo fabuloso que inspirou a Orígenes Lessa este livro de leitura fascinante. Por meio das confissões e reminiscências do velho Benz, vão os jovens tomando conhecimento da vida de Rui Barbosa.

E assim, quando adultos, se interessarão, por certo, em conhecer melhor a atuação desse extraordinário homem público em prol da libertação dos escravos, do respeito aos direitos humanos, da igualdade das nações no plano internacional e de outras memoráveis campanhas em que se empenhou com talento e bravura.

(Homero Senna)





Assim falou o 833

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR