AvóDezanove e o segredo do soviético

AvóDezanove e o segredo do soviético Ondjaki




PDF - AvóDezanove e o Segredo do Soviético


Por meio dos olhos de um menino narrador, a construção de um mausoléu em Angola ganha ares de autobiografia, numa história que combina suspense, poesia e humor.

A PraiaDoBispo é um bairro tranquilo de Luanda: o VelhoPescador cuida de sua rede, o VendedorDeGasolina espera um cliente que nunca chega, AvóAgnette e AvóCatarina conversam com a vizinha e ralham com os miúdos. As obras de um mausoléu, porém, transformam e ameaçam o cotidiano: soldados soviéticos comandam os trabalhos de construção do monumento, e o projeto de revitalização do local ameaça desalojar os moradores.

As crianças da PraiaDoBispo assistem a tudo com seus olhos inocentes mas agudos, e divertem-se com as brincadeiras de rua e com a presença extravagante dos estrangeiros. Elas começam a desconfiar que os "lagostas azuis", como chamam os soviéticos, podem estar tramando algo confidencial. Mas o segredo do soviético pode ter a ver com outras coisas: a enorme quantidade de sal grosso encontrada no depósito da construção, os pássaros de plumagens coloridas mantidos presos em gaiolas ou a dinamite estocada nos barracões do canteiro das obras.

AvóDezanove e o segredo do soviético é um romance que ultrapassa o horizonte histórico e biográfico para resultar num relato ficcional amparado na poesia da imaginação, no humor inocente da infância e na linguagem que combina o sabor da oralidade do português angolano ao talento narrativo de um jovem escritor africano.





AvóDezanove e o segredo do soviético

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para AvóDezanove e o segredo do soviético (38)

ver mais


Amei conhecer a escrita do autor. Um livro que possui reflexões densas e bem atuais. O autor utiliza de pitadas de humor e uma escrita diferente para transformar uma leitura que seria pesada em algo fluido. O autor utiliza a visão de uma criança e toda poesia que consegue para trazer dramas familiares e mostrar um pouco mais de Luanda, na Angola, tomada pelos soviéticos e o quanto isso impacta naquela cidade e na vida das pessoas....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR