Bandeirantes e pioneiros

Bandeirantes e pioneiros Vianna Moog




PDF - Bandeirantes e pioneiros


Primeira obra a comparar o processo de formação do Brasil e das nações da América do Norte, Bandeirantes e pioneiros, de Vianna Moog, tornou-se leitura indispensável.

Escrito em 1954, o livro remonta a trajetória dos pioneiros paulistas que se aventuraram pelo sertão brasileiro no século XVI em busca de riquezas. Ao compará-los aos pioneiros que colonizaram a América do Norte, o autor toca na difícil questão: como pôde o Brasil ter se tornado um incerto país do futuro e os Estados Unidos uma potência mundial?

Para Moog, o processo registrado em solo brasileiro foi decisivo para a formação da identidade do país. Enquanto os pioneiros americanos tiveram uma visão empreendedora, os bandeirantes tiveram como objetivo apenas em lucros imediatos, não se preocupando com a implementação de um sistema que funcionasse para o Brasil como um todo.

Para muitos considerados polêmicos, os questionamentos apresentados por Moog repercutiram internacionalmente, através da tradução do livro para Inglês, Francês e Espanhol.





Bandeirantes e pioneiros

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Bandeirantes e pioneiros (1)

ver mais
Obra impressionante


Um livro que já está na 22º edição no Brasil não pode ser considerado irrelevante. Neste caso, achei até pouco. Bem, pelo título, já dá pra perceber que o livro me ‘impressionou’. Sim, é um livro publicado primeiramente em 1954 e que se matem atual. Traz uma análise tão profunda sobre a formação histórica tanto do brasileiro como do norte-americano e consegue ainda ser feliz nas suas breves considerações sobre o possível futuro do psicológico desses povos - não é pouca coisa. Alg...