Benito Cereno

Benito Cereno Herman Melville




PDF - Benito Cereno


No ano de 1799, o capitão americano Amasa Delano está com seu navio caça-focas ancorado na Ilha de Santa Maria, na costa sul do Chile. Certa manhã, aponta no horizonte tomado pela neblina um navio que aparenta estar em dificuldades. Amasa Delano oferece-se para ajudar e vai a bordo da nau à deriva, que descobre ser uma embarcação espanhola que levava um grande número de negros escravizados da África ao Peru. Seu capitão, Benito Cereno, que está debilitado e é sempre amparado por seu escravo Babbo, descreve as tempestades e longos períodos de calmaria que se sucederam, as doenças e falta de provisões que haviam dizimado parte da tripulação e passageiros.

A sucessão de impressões inexatas que o ambiente do navio depauperado cheio de escravos provoca, assim como as variações de humor de Benito Cereno, deixam Amasa Delano intrigado. A cada momento, entre desconforto e tensão, cresce sua sensação de estranheza. Na atmosfera sombria construída com esmero por Melville, ora o capitão americano se sente ameaçado, ora se sente culpado por desconfiar de seu bom e combalido anfitrião e de tudo que o cerca.

Publicado pela primeira vez em 1855, a novela é uma reconstrução ficcional do episódio que de fato ocorreu em 1805, e que foi descrito nas memórias do capitão americano Amasa Delano, publicadas em 1817.





Benito Cereno

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Benito Cereno (1)

ver mais
Benito Cereno

Benito Cereno


Resenhas para Benito Cereno (4)

ver mais
Ambiguidade que Gera Tensão


Publicado em 1856, Benito Cereno conta como dois navios se encontraram no mar: um navio americano e um espanhol. O americano é um navio mercante, um caça focas, que percebe algo de estranho no navio espanhol. -- e a explicação para estranheza será o tema subjacente a toda narrativa: descobrir a verdade. Porque a verdade se mostra cambiante, incompleta, ou incorreta a todo momento. A narrativa de Melville se vale primordialmente do ponto de vista do capitão americano a bordo do navi...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR