Canhões de Agosto

Canhões de Agosto Barbara Tuchman




PDF - Canhões de Agosto


A própria autora tem participação no livro – discretíssima. Refere-se a um interrogatório ao qual alguns embaixadores teriam submetido a filha do representante estadunidense no Império Otomano, Mr. Henry Morgenthau. Esta filha se encontrava com seus três filhos. Um deles era a que viria a escrever a obra.

Bárbara Wertheim Tuchman escreveu este livro sobre o primeiro mês da Primeira Guerra Mundial. A ocasião era propícia: a guerra estava então prestes a celebrar cinquenta anos. Agora que se encontra na celebração do centenário, o mercado editorial do Primeiro Mundo inunda as prateleiras de obras sobre o assunto. A maior parte não muito elucidativa: nomes como Viviani, Sazonov, Berchtold, Bethman-Hollweg, Lloyd George, Moltke e Joffre se repetem com monótona insistência. E nem isto os salva de serem poeira de história.

O clássico Os Canhões de Agosto ajudou a inaugurar os livros históricos agradáveis de ler, um gênero que hoje virtualmente expulsou os romances do imaginário público. Tem bem mais rigor que muitos de seus sucessores, é verdade. Cautelosa, a autora evita discorrer sobre as causas da guerra. Na primeira parte se refere aos Planos – o que dá o tom do resto da obra, que se prende rigorosamente ao factual. Evita o pântano das disputas ideológicas.

Escreve muito bem. Cada personagem é precedido de uma descrição de sua vida e hábitos, de forma que pensamos até vê-los. Não é pouco, considerando que a maior parte dos protagonistas é de cinzentos generais e de escorregadios diplomatas – e que quase nenhum primava pelo brilho. Se assim o fosse, não se teriam deixado levar quase passivamente por uma engrenagem que mataria milhões – mas não a eles mesmos – engrenagem essa que ajudaram a criar.

Depois dos planos aborda os dois últimos dias de julho e cinco primeiros dias de agosto de 1914, durante a qual choveram ameaças e declarações de guerra. Trata-se da parte mais repisada deste drama, aquela em que mais aparecem os hoje obscuros personagens já referidos. A autora foi das primeiras a mergulhar neste mar de telegramas de Estado e notas sobre reuniões em chancelarias.

Depois do fracasso dos diplomatas, descreve as batalhas, talvez a parte mais interessante. Ao contrário da quase totalidade dos autores, Bárbara não se confina ao que ocorreu na fronteira entre França, Bélgica e Alemanha. Revela cantos hoje pouco visitados do drama, como o bombardeio da Sérvia, a terrível batalha de Tannenberg e o incidente dos navios Goeben e Breslau – do qual a mãe da autora participou de forma menor.

O enredo converge para a chamada batalha do Marne – um rio próximo de Paris, afluente do Sena, perto do qual os soldados alemães tiveram de recuar. Estavam exaustos de virem a pé desde seu país. Segundo a autora, isso não determinou o resultado da guerra - mas determinou que não seria rápida.

Trata-se de um livro que já passou pelo teste do tempo e constitui uma agradável e rigorosa introdução para quem quer saber sobre o grande conflito.

Clássico da história de nosso tempo, "Canhões de Agosto" mostra como os primeiros dias do conflito mundial de 1914 foram decisivos para o mundo, ao definir os rumos da guerra, os termos da paz e a geografia política das nações deste século. Consagrada pela crítica e aclamada pelo público, a americana Barbara Tuchman é capaz de transformar a história numa brilhante narrativa literária. Cenas de batalha, questões estratégicas, ascenção e queda de personalidades poderosas: este é o cenário envolvente de "Canhões de Agosto", vencedor do Prêmio Pulitzer de 1963.





Canhões de Agosto

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Canhões de Agosto (6)

ver mais


Um relato forte e envolvente do primeiro mês da guerra que mudou o mundo...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR