Capitu

Capitu Lygia Fagundes Telles
Paulo Emílio Sales Gomes




PDF - Capitu


Terceiro volume da coleção Paulo Emílio Sales Gomes, iniciada pela Cosac Naify em 2007, Capitu é um belo roteiro para cinema que reconta um dos maiores clássicos da literatura brasileira: Dom Casmurro, de Machado de Assis. Escrito conjuntamente por Paulo Emílio Sales Gomes e Lygia Fagundes Telles em 1967, o texto se vale do recurso de flashbacks para recriar, pela linguagem plástica das imagens, os motivos que levaram a adolescente Capitu a conceber um plano de casar-se por interesse e as razões de sua possível infidelidade.

A edição inclui posfácio de Lygia Fagundes Telles, que relembra as circunstâncias em que foi redigida sua primeira e única parceria com Paulo Emílio, sob a ditadura militar, além de apêndice, escrito especialmente para a edição por Augusto Massi, que reúne um conjunto de anotações de Paulo Emílio para dois cursos de pós-graduação na USP, permitindo ao leitor entrever, na visão do crítico, os esquemas para a compreensão de Machado de Assis.





Capitu

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Capitu (1)

ver mais
Roteiro de cinema


Roteiro de cinema e adaptação de Dom Casmurro. Uma visão artística bem interessante da história de Bento, Capitu e Escobar. Elementos musicais (músicas que remetem a sentimentos dos personagens), operísticos (Rigoletto, por exemplo) e dramatúrgicos (a opção por Otelo de Shakespeare, apesar de óbvia, remete à dúvida central) se misturam e enriquecem o monólogo de Bentinho....