Cidadã

Cidadã Claudia Rankine




PDF - Cidadã


Em Cidadã, Claudia Rankine investiga as relações raciais nos Estados Unidos de agora. Sua lírica americana, publicada originalmente em 2014, reflete sobre a dificuldade de existir em constante contraste com o fundo demasiadamente branco da supremacia racial. Gradações variadas de violência contra pessoas negras são exploradas; não sem, entretanto, indagar sobre a própria imaginação branca que as produz. Poesia, ensaio e arte visual são habilmente costurados por Rankine em seu livro mais premiado.

"Você lida com coisas que não quer o tempo todo. No instante em que você ouve ou vê algum momento corriqueiro, todos os alvos na mira, todos os significados por trás dos instantes batendo em retirada, a se perderem de vista, tudo entra em foco. Espera aí, você ouviu, você disse, você viu, você fez isso? Então as vozes na sua cabeça dizem silenciosamente para você parar de se torturar porque não deveria ser uma ambição apenas conviver."





Cidadã

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Cidadã (4)

ver mais


Leitura 05 de 2021 Cidadã [1986] Claudia Rankini (Jamaica) Jabuticaba, 2020, 184p. Trad. Stephanie Borges ‘Cidadã’, da jamaicana Claudia Rankini, traz como subtítulo “uma lírica americana”. Na acepção clássica, a lírica consiste na expressão de um estado de alma e difere de seus irmãos (o Drama e a Épica) porque *tende* a manifestar, com certa pretensão imediatista, a vivência de um Eu em seu encontro com o mundo. Ao aproximar o gênero do gentílico, Rankine marca a primeira subv...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR