Como remover um presidente

Como remover um presidente Rafael Mafei




PDF - Como remover um presidente


O mais completo e aprofundado estudo das dimensões políticas e jurídicas do impeachment e sua aplicação na experiência brasileira.

Desde os anos 1980, quando a América Latina se livrou de seus vários regimes autoritários, raramente o continente viveu um ano sem um impeachment consumado, ou ao menos a ameaça séria de um. Só no Brasil, houve mais de 250 denúncias de crime de responsabilidade e o afastamento de dois presidentes.

Em Como remover um presidente, o jurista Rafael Mafei reconstitui o desenvolvimento histórico do impeachment – seu surgimento na Inglaterra, importância para a Constituição americana e utilização no Brasil –, para então examinar a fundo não apenas os casos de Collor e Dilma, que marcaram o país na redemocratização, mas também as tentativas contra Vargas, FHC, Lula e Bolsonaro.

Neste livro fundamental e urgente – e que já nasce clássico –, Mafei lança nova luz sobre os elementos que podem evitar que nossa democracia esteja sob permanente ameaça de quarteladas ou parlamentadas, ou condenada a sucumbir quando um tirano vença uma eleição.





Como remover um presidente

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Como remover um presidente (4)

ver mais
Claro e didático


O livro trata tanto da perspectiva histórica do impeachment quanto da sua prática, tratando em especial dos casos Collor e Dilma, além de um epílogo dedicado a uma análise da possibilidade de um impeachment para Bolsonaro. Conforme o título dessa resenha, o livro tem linguagem clara, mesmo tratando de um tema complexo, tanto jurídica quanto politicamente. Fruto dessa clareza é a didática: aprendi muito nas páginas desse livro. Em especial, gostaria de ter estudado mais a fundo o imp...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR