Corpos Estranhos

Corpos Estranhos Cynthia Ozick




PDF - Corpos Estranhos


A escritora americana Cynthia Ozick nunca se desvencilhou da forte e fértil influência do mestre Henry James (1843-1916) em sua formação literária, e neste sexto romance ela se inspirou explicitamente em Os embaixadores, belíssimo livro de seu autor preferido. No romance de 1903, James nos fala de uma Europa sedutora, certamente imaginária e idealizada, que seduz o jovem Chadwick, cujo destino a família americana luta para resgatar. Cynthia reconta essa história, substituindo o rebelde Chadwick por Julian, também um jovem fugitivo que a tia Beatrice Nightingale tenta resgatar da embriaguez da Paris dos anos 1950 e devolver aos braços pragmáticos da família nos Estados Unidos.
A rebeldia não mudou, mas o mundo certamente sim. A Europa em que Beatrice deseja resgatar Julian é muito mais complexa, indecifrável, paradoxal do que aquela visitada por Louis Strether em busca de Chadwick. Não é preciso ter lido o romance de Henry James para compreender que, no mundo contemporâneo, a realidade é ainda muito mais turva do que nos pareceu nos piores momentos do século XX.
Cynthia escreve um delicado romance para falar daquilo que todos conhecemos, e que define a virada de século que acabamos de atravessar: a morte das ilusões. O mundo continua a ser belo, mas a brutalidade, antes separada, agora se mistura a essa beleza, o que transforma a experiência humana em algo muito mais difícil.





Corpos Estranhos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Corpos Estranhos (5)

ver mais


Esse livro se beneficiaria muito daquela regrinha básica do cinema (aplicada nos melhores livros também): mostre, não conte. Primeiro, somos apresentados a uma personagem moderadamente interessante, uma senhora de meia idade que vai tirar férias sozinha em Paris. Em seguida, descobrimos a premissa do livro: o irmão dela pediu que ela aproveitasse a viagem para ir atrás do sobrinho, que estaria na cidade há algum tempo, sem dar sinais de que voltaria para a casa dos pais. O que se s...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR