Demerara

Demerara Wagner G. Barreira




PDF - Demerara


O romance de estreia de Wagner G. Barreira conta a trajetória do jovem Bernardo, que embarca no navio que trouxe a gripe espanhola para o Brasil — e dá nome ao livro.

Bernardo nasceu na Galícia, no norte da Espanha. Ainda criança foi para um orfanato na cidade de Vigo, onde estudou e perdeu a chance de se tornar padre. Em 1918, dois anos após deixar a instituição, leva uma vida errante, vivendo de pequenos golpes ao redor do porto. Convencido por um amigo e precisando desaparecer por um tempo, embarca no vapor Demerara a caminho da América do Sul, na mesma viagem que trouxe a pandemia de gripe espanhola para o continente.

Mistura de ficção e eventos históricos, o livro de Wagner G. Barreira dá voz ao narrador personagem ao relatar a travessia do Atlântico, a acusação de ter assassinado o amigo, a prisão em Santos, a convivência com infectados pelo vírus, a fuga para São Paulo e as dificuldades de adaptação na cidade em construção pelas mãos de imigrantes de todo o mundo.

Demerara nasceu a partir de conjeturas sobre as origens do avô paterno de Barreira. De Bernardo, o protagonista e narrador, pouco se sabe de fato: era galego, chegou ao Brasil no navio Demerara e morreu no dia do batizado do único filho. Fora esses três fatos, tudo mais é ficção, tentativa de recriar a vida do antepassado a partir do ponto de vista do escritor, que fez uma abrangente pesquisa sobre os fatos históricos do período.





Demerara

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Demerara (6)

ver mais
Gripe espanhola: Demerara, romance quase biográfico sobre o navio que trouxe a pandemia ao Brasil

Gripe espanhola: Demerara, romance quase biográfic

DEMERARA - Wagner G. Barreira

DEMERARA - Wagner G. Barreira

DEMERARA - WAGNER G. BARREIRA

DEMERARA - WAGNER G. BARREIRA

A chegada da gripe espanhola no Brasil em Demerara, de Wagner G. Barreira

A chegada da gripe espanhola no Brasil em Demerara


Resenhas para Demerara (14)

ver mais
O navio da morte!


O vapor Demerara partiu de Liverpool no dia 15 de agosto de 1918 e chegou no Recife em 9 de setembro, trazendo para o Brasil, além de centenas de imigrantes, a gripe espanhola, doença que provocaria a morte de mais de 35 mil pessoas. A historiadora Heloísa Starling, em entrevista ao site da BBC, nos ensina que "não se tem notícia de quando o vírus subiu a bordo: se na escala em Lisboa, ou se o navio já zarpara infectado da Inglaterra"..."Seja como for, uma vez em solo brasileiro, espal...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR