Desenhos

Desenhos Sylvia Plath




PDF - Desenhos


Desenhos revela uma faceta, menos conhecida, de Sylvia Plath. "Desenhar me dá uma sensação de paz tão grande; mais do que a oração, os passeios, qualquer coisa. Consigo fechar-me totalmente na linha, perder-me nela." afirma a poeta em carta ao marido Ted Hughes.

O lançamento da Biblioteca Azul expõe aos leitores imagens que integravam a coleção particular do viúvo, que a colocou aos cuidados dos filhos um pouco antes de morrer, em 1998. A edição reúne desenhos e esboços feitos entre 1956 e 1957 acompanhados de cartas nas quais Plath comenta as imagens. A tradução é da poeta portuguesa Matilde Campilho.

Os desenhos de Plath retratam objetos, cenas e paisagens com linhas delicadas e riqueza de detalhes, produzidas por uma observadora atenta. Por mais que a poesia fosse o maior de seus objetivos, a arte sempre foi um elemento importante na vida de minha mãe afirma Frieda Hughes no texto que abre a edição. O trabalho de pintores como Henri Rousseau, De Chirico e Paul Klee inspiravam Plath e foram mencionados em seus poemas.

A maioria das imagens foi produzida em Cambrigde, quando a escritora frequentava a Newnham College, e durante a lua-de-mel de Sylvia e Ted na França e na Espanha. Há ainda uma série feita nos EUA, enquanto o casal viveu e lecionou em Massachusetts. Além de expor a delicadeza das linhas de Plath, Desenhos compila cartas um período especialmente feliz da vida da poeta, na qual Sylvia se mostra apaixonada, inspirada e produzindo.

Os leitores poderão se surpreender com desenhos que ressaltam a beleza de garrafas, pares de sapatos, chaleiras ou de cenas cotidianas. Além de desvelar um pouco mais sobre Sylvia Plath como artista, o livro apresenta uma correspondente alegre e entusiasmada, contradizendo o estereótipo trágico associado a pessoas que cometeram suicídio.





Desenhos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Desenhos (31)

ver mais
Um pequeno vislumbre


Sylvia Plath é uma das minhas escritoras favoritas embora nunca tenha lido sua maior obra, "A redoma de Vidro". No entanto, com os poemas que já li e com este pequeno vislumbre de desenhos, cartas e uma passagem do seu diário, eu posso afirmar categoricamente que, sim, SP tem o meu favoritismo. Este livro é, como já disse, mais um pequeno vislumbre, de desenhos e esboços que apresentam um pouco da mulher maravilhosa, inteligente, astuta e brilhante que Sylvia foi. Recomendado ate mesm...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR