Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan




PDF - Devassos no paraíso


Dentro da coleção Contraluz, dedicada à sexualidade, a Editora Record lança a nova versão de uma obra fundamental para o estudo da homossexualidade no Brasil. Publicado originalmente em 1986 (a pedido da editora londrina Gay Men‘s Press) e esgotado há quase uma década, Devassos no paraíso dobrou de tamanho, para abranger as grandes mudanças ocorridas no Brasil nesse período, fruto, principalmente da disseminação da Aids, ainda incipiente quando o estudo original foi escrito. João Silvério Trevisan investiga a atuação no Brasil, a partir de 1591, do Santo Ofício, preocupada em punir os sodomitas, aborda a formação dos conceitos de pecado e desvio de conduta em relação à homossexualidade e, partindo disso, analisa os esforços de políticos, autoridades policiais, juizes, higienistas e psiquiatras para entender e tentar conter a pederastia nos séculos XIX e XX. E chega até o final deste século, discutindo direitos civis, inserção social de minorias, Aids e intolerância. Trevisan, porém, não se limita a um estudo histórico documental. Ele se vale de instrumentos da antropologia e da psicanálise, disseca a religião, analisa o homoerotismo nas artes e na mídia e revela o cotidiano homossexual, através de diversos depoimentos.





Devassos no paraíso

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Devassos no paraíso (9)

ver mais
Uma Aula de História


É uma aula de história a qual todo homossexual deveria ter acesso. O livro é ótimo e cuidadosamente embasado em uma séria pesquisa do autor, que oferece todas as suas referências. Além de excelente fonte de consulta para trabalhos acadêmicos, é também uma leitura prazerosa, embora eu o tenha considerado desnecessariamente extenso, com questões exaustivamente abordadas, o que tornou alguns trechos entediantes....