Dize-me o que comes e te direi quem és

Dize-me o que comes e te direi quem és Juliana Cristina Reinhardt




PDF - Dize-me o que comes e te direi quem és


Este trabalho analisa as tradições culinárias existentes em famílias descendentes de alemães. Através da comida, percebemos como foi construída a identidade étnica, pois, se hoje a comida possui determinada função, veicula determinados sentimentos, é porque existe todo um processo histórico que os justificam.
Apresentamos a alimentação cotidiana, do dia da semana e do final de semana, e as tradições culinárias preparadas e consumidas em ocasiões especiais, como no Páscoa e no Natal. Identificamos quais estavam presentes entre os alemães da primeira metade do século XX e analisamos o significado de sua presença, as adaptações e modificações realizadas e a influência dos contatos culturais, que se reflete na alimentação destes descendentes de alemães.
Compreendemos sentimentos e significados enraizados, vestígios oriundos de acontecimentos marcantes, que desencadearam processos de tentativa de preservação do grupo por meio de manifestações étnicas, resgatando ou reafirmando um identidade através da memória.





Dize-me o que comes e te direi quem és

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Dize-me o que comes e te direi quem és (1)

ver mais
Dize-me o que comes e te direi quem és


Este ivro, escrito por Juliana Cristina Reinhardt é um trabalho de pesquisa, fruto de tese de doutorado, sobre as tradições culinárias dos imigrantes alemães que vieram para Curitiba, sendo a maioria da Comunidade Evangélica Luterana. Ele relata a importância da mulher como principal referência na tradição culinária alemã, tanto no dia a dia como em datas comemorativas de importância religiosa como Natal e Páscoa. Também descreve muito bem como essas tradições sofreram adaptações e ...