Doença como metáfora / AIDS e suas metáforas

Doença como metáfora / AIDS e suas metáforas Susan Sontag




PDF - Doença como metáfora / AIDS e suas metáforas


Nestes ensaios, Sontag realiza profunda investigação dos significados atribuídos a doenças centrais do mundo moderno, em especial o câncer e a AIDS, ajudando a demolir as interpretações apocalípticas e a dissipar a névoa irracionalista que dificulta a compreensão dessas doenças.

Diagnosticada nos anos 70 como portadora de câncer, Susan Sontag, uma das intelectuais mais influentes e polêmicas de nossa época, mergulhou no estudo da doença para compreender suas metáforas em nossa cultura. O resultado dessa reflexão é o célebre ensaio Doença como metáfora, de 1978. Uma década depois, quando o mundo assistia perplexo e desorientado ao crescimento de uma doença fatal ainda pouco compreendida - a AIDS -, as metáforas associadas à síndrome levaram Sontag a atualizar e aprofundar sua reflexão sobre o imaginário em torno das doenças. Assim nasceu, em 1988, o igualmente clássico ensaio Aids e suas metáforas. Nos dois textos, que podem ser vistos como um único estudo dividido em duas partes, o objetivo é dissipar a névoa de irracionalismo pré-científico que cerca a compreensão dessas doenças e libertar suas vítimas do peso de uma injustificável culpa.





Doença como metáfora / AIDS e suas metáforas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Doença como metáfora / AIDS e suas metáforas (1)

ver mais
EU TIVE CÂNCER 4 VEZES - A Doença Como Metáfora, Susan Sontag | A Redoma de Livros

EU TIVE CÂNCER 4 VEZES - A Doença Como Metáfora, S


Resenhas para Doença como metáfora / AIDS e suas metáforas (21)

ver mais


Leitura super interessante que trás um histórico de como as doenças todas como mais letais impactaram a sociedade ao longo do tempo e como isso refletiu na vida dos pacientes. Além disso, é muito atual, por mostrar também a forma como diferentes governos costumam lidar com epidemias de nível global, o que temos visto também atualmente com o coronavírus, como o vírus tem sido usado como desculpa para a xenofobia. ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR