Ernesto Geisel

Ernesto Geisel Maria Celina D'Araújo
Celso Castro




PDF - Ernesto Geisel


Os presidentes brasileiros não costumam registrar as impressões colhidas ao longo de sua vida pública. Uma excessão foi Ernesto Geisel, conhecido por sempre ter evitado falar com a imprensa e com historiadores. Ao longo de muitas horas de entrevista ao CPDOC, Geisel narrou sua história: infância, formação profissional e intelectual, funções na administração pública e experiência no Exército. A parte central da entrevista refere-se a sua participação no regime militar, principalmente durante o período em que ocupou a presidência da Replública.



Encontramos aqui suas apreciações sobre a conspiração contra o governo João Goulart, o desempenho dos vários governos militares, a guerrilha, a tortura levada a cabo pelos órgãos de informação das Forças Armadas, o terrorismo de direita e a linha dura. Em relação a este ponto, o episódio da demissão do ministro do Exército, Silvio Frota, em 1977, ocupa uma das partes mais relevantes do livro. Importantes também são as críticas ao empresário brasileiro, ao “imperialismo americano” e às privatizações, bem como a avaliação sobre o Exército Brasileiro, antes e depois de 1964, a intervenção do Estado na economia e o desempenho dos governos civis da Nova República.



O livro, em suma, suscita debates, reaviva paixões aquietadas pelo passar dos anos. Ele nos dá a visão de alguém que esteve dentro do poder, ditando as razões de Estado para uma nação ávida por mudanças mas também sequiosa pela democracia que a ditadura cassou.





Ernesto Geisel

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Ernesto Geisel (3)

ver mais
VIVANDEIRAS


(?) ?Temos que dar um golpe! Temos que derrubar o presidente! Temos que voltar a ditadura militar!?. E não é só o Bolsonaro não ! (?) Quanto ao fato de muitos políticos baterem na porta do quartel, devo dizer que isso sempre existiu. Vocês não conhecem a história do Castelo ? Quando os políticos começavam a aliciar , a sondar os militares, ele vinha com a história das ?vivandeiras batendo nos portões dos quartéis? As vivandeiras eram as mulheres que acompanhavam o Exércit...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR