Estado e soberania

Estado e soberania Herman Dooyeweerd




PDF - Estado e soberania


Uma das marcas mais visíveis do cristão evangélico é o compromisso inegociável de se manter fiel às Escrituras e de transmitir a cosmovisão cristã ao nosso mundo contemporâneo de uma maneira que faça sentido às pessoas. Na busca por manter esse compromisso no contexto da política e da teoria geral do Estado, o filósofo holandês Herman Dooyeweerd é sem dúvida uma das fontes mais inspiradoras.

Em Estado e soberania, o leitor encontrará dois ensaios desse importante filósofo cristão:

1. A ideia cristã do Estado, discurso proferido no dia 3 de outubro de 1936 para a juventude antirrevolucionária, e
2. A disputa sobre o conceito de soberania, discurso proferido em 20 de outubro de 1950, por ocasião do 70.o aniversário da Universidade Livre de Amsterdã, da qual Dooyeweerd naquela época foi reitor.
O livro conta também com uma excelente introdução dos professores dr. Leonardo Ramos e dr. Lucas G. Freire ao pensamento político de Dooyeweerd, além de um glossário traduzido e expandido por Guilherme V. R. de Carvalho, de termos técnicos e de neologismos do filósofo.





Estado e soberania

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Estado e soberania (2)

ver mais
Excelente livro sobre a relação entre cristianismo e política.


A presente obra não é a mais sistematizadora da filosofia política e do direito de Dooyeweed. Na verdade, ela é resultado de duas palestras de Dooyeweerd. Mas ainda assim temos um pouco de sua concepção de Estado e soberania das esferas. Dooyeweerd começa negando que haja uma ideia verdadeiramente cristã de Estado. Ele diz que mesmo havendo várias visões e movimentos políticos cristãos, não muda o fato de haver, sim, uma ideia genuinamente cristã de Estado, que está baseada nas Escr...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR