Ética

Ética Espinosa
Espinosa
Espinosa
Benedito de Espinosa




PDF - Ética


Edição monolíngue de um dos livros de maior destaque da Autêntica, traduzido cuidadosamente para a Língua Portuguesa por Tomaz Tadeu. A publicação da Ética, do filósofo holandês Benedictus de Spinoza, em nova tradução, constituiu-se em um marco para a Autêntica Editora, no ano de 2007, quando completou uma década de existência. Ela consolidou o nosso projeto de publicar traduções de obras, antigas ou modernas, consideradas clássicas, iniciativa que teve início com O Panóptico, de Jeremy Bentham. A importância que lhe concedemos é assinalada não apenas pela decisão de publicá-la primeiramente em edição bilígüe, mas também pela especial preocupação com os aspectos gráficos. Dada a constante remissão de Spinoza a passagens anteriores do texto (proposições, definições, axiomas, etc.), buscou-se dar-lhe um formato que facilitasse o movimento de ir e vir da leitura.
É, entretanto, o cuidado com o trabalho de tradução que deve , acima de tudo, ser ressaltado. O princípio normativo foi o da produção de um texto que, sem deixar de ser fiel à expressão de Spinoza, estivesse mais próximo do léxico e da sintaxe da língua presentemente utilizada do Brasil. O que podemos assegurar é que a tradução que ora entregamos aos leitores é o resultado de um trabalho demorado e meticuloso, que se beneficiou da confrontação com traduções para outras línguas, da consulta a comentaristas de variadas orientações filosóficas e dos indispensáveis recursos fornecidos pela informática.
É, pois, com a publicação deste texto clássico do pensamento ocidental, notável por sua atualidade, que a Autêntica Editora reafirma que seu projeto de tornar acessível a um número maior de leitores obras de referência obrigatória em nossa cultura.





Ética

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Ética (11)

ver mais
Mahatma Spinoza


Que alegria entrar nos primeiros dias de 2021 na luminosa companhia de Spinoza! Sua “Ética” é, sem dúvida, uma das mais audaciosas e colossais aventuras já empreendidas pelo espírito humano. Assim como não há dúvida de que Baruch Spinoza (ou Benedito de Espinosa, como também ficou conhecido, por conta da antigo costume de traduzir o nome das personalidades históricas) pode ser considerado um dos maiores sábios já produzidos pela humanidade. A “Ética” de Spinoza, publicada postumamen...