Felicidade

Felicidade Eduardo Giannetti




PDF - Felicidade


As promessas que nos foram legadas pelo iluminismo europeu cumpriram-se apenas pela metade. Veio o progresso técnico e, com ele, um maior domínio da natureza e um aumento gigantesco nos níveis de produtividade, renda e consumo. Nada disso, porém, traduziu-se num aprimoramento ético e político dos homens. A estrada do progresso não só agride o equilíbrio ecológico como se mostrou incapaz de nos conduzir à felicidade. Por quê?

Na melhor tradição da filosofia moral, Eduardo Giannetti põe essas questões em cena na forma de um diálogo entre quatro amigos, ex-colegas da faculdade. Com o propósito de exercitar a "arte da conversação", eles passam a se encontrar para discutir questões de interessse comum e revivem, a seu modo, o simpósio platônico, o jardim epicurista, o salon setecentista.

Sem tomar partido por esta ou aquela teoria, o livro procura analisar - e não resolver - as tensões entre progresso e felicidade, entre a herança iluminista e os mal-estares da civilização. Giannetti assenta sua erudição nos alicerces do edifício, e nunca na fachada. A bibliografia heterogênea que sustenta o diálogo mostra que não se trata de fechar o debate em determinada área do conhecimento, mas de expandir seus domínios e estimular o diálogo interdisciplinar. Como na "Carta sobre a felicidade" de Epicuro, alição maior é de que a felicidade está mesmo no exercício apaixonado da filosofia: nos prazeres da descoberta e do pensamenteo compartilhado entre amigos.





Felicidade

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Felicidade (13)

ver mais
Pluralidade de pensamentos


Muito bom este livro. Discussões interessantíssimas. Sem falar da bibliografia cientificamente excelente. 4 amigos discutem o conceito e desdobramentos da ?felicidade? sob diferentes enfoques. Achei engenhosa a construção do texto e concordo que a abordagem presencial faz toda a diferença, como bem salientou o autor no final do livro....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR