Formas breves

Formas breves Ricardo Piglia




PDF - Formas Breves


Onze textos que unem memória e reflexão crítica, combinadas pelo estilo acessível e envolvente de um dos mais importantes romancistas da atualidade. Piglia volta a suas teses sobre o conto, comenta clássicos modernos como Kafka e Joyce, e analisa a obra de autores argentinos como Borges, Roberto Arlt e Macedonio Fernández.

Ricardo Piglia é um dos mais importantes romancistas argentinos da atualidade. Em Formas breves, Piglia aproxima o ficcionista e o teórico que nele convivem, em textos de estilo cativante e despretensioso, acessíveis tanto aos leitores comuns quanto àqueles interessados em crítica literária.

Como o próprio autor assinala, os textos "podem ser lidos como páginas perdidas no diário de um escritor" ou "como os primeiros ensaios e tentativas de uma autobiografia futura".

Em onze textos curtos, Piglia reflete sobre autores da moderna literatura argentina, como Macedonio Fernández, Jorge Luis Borges e Roberto Arlt, sobre clássicos da modernidade como Joyce, Kafka e Gombrowicz, sobre as relações entre literatura e psicanálise, e sobre a natureza do conto, tema ao qual volta, com o ensaio Novas teses sobre o conto, depois de abordá-lo em Teses sobre o conto, publicado em O laboratório do escritor (Iluminuras, 1994).

Com notável habilidade para a síntese e para estabelecer correlações surpreendentes, Piglia faz uma reflexão sobre o fazer literário profundamente ligada à sua experiência pessoal. Como o autor observa, "a crítica é a forma moderna da autobiografia". Formas breves recebeu o Prêmio Bartolomé March de 2001 de melhor livro de ensaios literários publicado na Espanha.





Formas breves

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Formas breves (4)

ver mais
BOM (Ricardo Piglia teoriza o conto e elogia especialmente Jorge Luis Borges)


Livro traz onze textos (e um epílogo) em que o assunto predominante é a forma literária breve, o conto. Fiquei com vontade de escrever os contos de Jorge Luis Borges bem entendido, mas isso seria um pouco de má vontade para com Piglia. Porque ele também tece rápidos comentários sobre Kafka, Joyce, Faulkner, Hemingway, Macedonio Fernandez, Roberto Arlt, Witold Gombrowicz e outros. É um pequeno volume, destinado a leitores que desejam ir um pouco além da simples leitura de um narrativ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR