O Gamification tem despertado o interesse de profissionais de áreas diversificadas e chegou para ficar. Mas o que realmente é Gamification? Se sempre utilizamos jogos e atividades diversas em treinamentos, por que agora falar de Gamification? Participei de longas reuniões até decidir que era o momento de escrever sobre o assunto.
Quando utilizamos nosso programa de milhagem para voar, isto é Gamification. Quando um programa de TV cria um game de perguntas e respostas premiando com base em pontos atribuídos por questões respondidas corretamente isto é Gamification.
Este livro aborda os benefícios que podemos extrair do Gamification quando o assunto é aprendizagem, as razões pelas quais a inclusão de elementos, mecânica, estética e pensamento de jogos em nossos programas de treinamento fazem com que o processo seja mais efetivo e como isso afeta a performance nas organizações.
O QUE VOCÊ APRENDERÁ COM ESTE LIVRO
Este livro oferece a você uma visão ampla sobre o Gamification do conceito à prática. Ele começa definindo o conceito e suas possibilidades de aplicação, e segue oferecendo base teórica e exemplos para que você seja capaz de desenvolver seus próprios games aplicados à aprendizagem.
Ao término da leitura você saberá:
- Conceituar o Gamification, identificar seus elementos e analisar sua aplicabilidade.
- Explicar de que maneira o Gamification contribui para o processo de aprendizagem e quais os benefícios de sua utilização em programas de treinamento.
- Utilizar o Gamification de forma efetiva com o objetivo de melhorar aperformance de uma equipe.
- Citar aplicações e exemplos práticos do uso de Gamification tomando decisão sobre a sua utilização e justificar o seu uso.