Guerra dos Lugares

Guerra dos Lugares Raquel Rolnik




PDF - Guerra dos lugares


Fruto das reflexões que a urbanista Raquel Rolnik elaborou durante e imediatamente após o término de seu mandato como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU, Guerra dos lugares aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos à terra e à moradia dos mais pobres e vulneráveis.

Nas duas primeiras partes, Rolnik descreve e analisa as transformações recentes nas políticas habitacionais e fundiárias em vários países do mundo, no marco da expansão de uma economia neoliberal globalizada, controlada pelo sistema financeiro, que provocaram um processo global de insegurança da posse. Na terceira, a urbanista explora a mesma questão, com foco no Brasil.

A originalidade da obra reside no enfoque global do fenômeno, investigado a partir da vivência direta de uma autora brasileira olhando as condições de moradia no mundo. A leitura da evolução recente das políticas habitacionais e urbanas no Brasil – inclusive na era Lula – à luz desses processos globais ajuda a pensar as especificidades e as diferenças da crise urbana no país.

Também é original o entrelaçamento entre as políticas habitacionais e a política urbana, articuladas pela autora através da construção da hegemonia da propriedade individual e da transmutação dos imóveis em ativos.





Guerra dos Lugares

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Guerra dos Lugares (1)

ver mais
Estar às margens e resistir:a guerra dos lugares, a colonização da vida e a privatiza


"ESTOU INSERIDO NO PROCESSO URBANIZATÓRIO (...) talvez defina a minha relação com a propriedade privada e o direito à moradia: conceitos ambíguos, contraditórios e antagônicos para aqueles que estudam a história do Brasil. Mas essa não é uma história sobre mim. Ou não apenas sobre mim. Talvez, para entender o que eu quero lhe dizer, precisemos voltar no tempo, há mais de 80 anos (...) [trecho presente em 'Um pouco de ar, por favor! Crônicas e reportagens sobre o transporte público de...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR