Esse livro, produzido em 2006, retrata o esforço coletivo do projeto interinstitucional “Cartilhas Escolares: ideários, práticas pedagógicas e editoriais – construção de repertórios analíticos e de conhecimento sobre a história da alfabetização e das cartilhas (MG/RS/MT, 1870-1996)”. Editado com o apoio do CNPQ, FAPEMIG e do CEALE, o livro foi organizado em quatro partes: as partes I, II e III referem-se à diferentes pesquisas sobre a história da alfabetização, com foco em um impresso específico – as cartilhas escolares – produzidas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, respectivamente. A parte IV é constituída por um repertório geral de cartilhas, disponíveis em diferentes acervos regionais. Com apresentação de Magda Soares, o livro apresenta nove estudos de autoria de Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Francisca Izabel Pereira Maciel, Eliane Peres, Lazara Nanci de Barros Amâncio e Cancionila Janzkovski Cardoso.