História da Guerra do Peloponeso

História da Guerra do Peloponeso Tucídides




PDF - História da Guerra do Peloponeso


A melhor apresentação da 'História da Guerra do Peloponeso' é a sua frase título: "Tucídides de Atenas escreveu a guerra dos peloponésios e atenienses tal como a fizeram uns contra os outros". Enquanto o relato da guerra propriamente dita segue, a partir do Livro II, um plano de exposição linear, o material extenso e complexo do Livro I exigiu do autor um esforço artístico de composição cujo objetivo foi dar organicidade a elementos de natureza diferente. Nele Tucídides fala sobre a eminência e o valor do tema em si, sobre seus métodos de pesquisa e sobre a finalidade última da obra. Do Livro I consta uma introdução sobre as causas da guerra na qual interessa ao autor não só o estabelecimento de fatos ocorridos no passado remoto e próximo, mas também uma análise das ideias-forças que explicam a eclosão do conflito. Por isso, mais que um registro de acontecimentos dentro de um quadro ordenado cronologicamente é a demonstração daquilo que o autor quer provar: a grandeza da Guerra do Peloponeso, a correção do método empregado no seu estudo e a verdadeira causa da guerra.

Essas características do Livro I recomendam uma publicação à parte e justificam o empenho que a WMF Martins Fontes dedicou a esta publicação trazendo a público a tradução exemplar de Anna Lia Amaral de Almeida Prado acompanhada pelo texto grego estabelecido por Jacqueline de Romilly.





História da Guerra do Peloponeso

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para História da Guerra do Peloponeso (4)

ver mais
Hélade


Uma viagem no tempo,tulcidides coloca vc entre as pessoas na grécia antiga,muito envolvente,me fez torcer pelos atenienses durante a leitura,exelente leitura,recomendo....