História do medo no ocidente

História do medo no ocidente Jean Delumeau




PDF - História do medo no Ocidente (1300-1800)


“Não temos história do amor, da morte, da piedade, da crueldade, da alegria.” A queixa de Lucien Febvre, em 1948, muito repetida desde então, tornou- se quase um manifesto da disciplina que se convencionou chamar a “história das mentalidades”. Uma das lacunas que o fundador da escola dos Annales deplorava foi preenchida pela História do medo no Ocidente, obra de 1978 e já hoje um clássico.

Ao tomar como objeto de estudo o medo, Jean Delumeau parte da ideia de que não apenas os indivíduos mas também as coletividades estão engajadas num diálogo permanente com a menos heroica das paixões humanas. Revelando-nos os pesadelos mais íntimos da civilização ocidental do século xiv ao xviii — o mar, os mortos, as trevas, a peste, a fome, a bruxaria, o Apocalipse, Satã e seu agentes (o judeu, a mulher, o muçulmano) —, o grande pensador francês realiza uma obra sem precedentes na historiografia do Ocidente.





História do medo no ocidente

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos História do medo no ocidente (1)

ver mais
Resenha - HISTÓRIA DO MEDO NO OCIDENTE - Leitura 487

Resenha - HISTÓRIA DO MEDO NO OCIDENTE - Leitura 4


Resenhas para História do medo no ocidente (31)

ver mais
Sobre o medo


Uma interessante obra que disserta sobre os principais medos que afligiram a civilização ocidental desde a Idade Média até a Moderna. O autor traz exemplos de vários tipos de medos numa parte inicial para, mais para o fim, dar uma atenção especial para as mulheres, os judeus, os feiticeiros e hereges. Posso destacar um ponto negativo relacionado ao que eu acho ser culpa da tradução, em alguns momentos realmente chega a incomodar a forma como foi feita, inclusive a inserção de texto d...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR