Homem no Escuro

Homem no Escuro Paul Auster




PDF - Homem no Escuro


Os fãs de Paul Auster e da melhor literatura norte-americana moderna têm muito que comemorar com este 'Homem no Escuro, novo romance do festejado autor de 'A Trilogia de Nova York', 'A Invenção da Solidão' e 'Leviatã', todos publicados pela Companhia das Letras. Cruzando as memórias de um homem de 72 anos que viveu intensamente cada instante de sua vida com as realidades iníquas e violentas de um mundo em pé de guerra, e ainda por cima encontrando espaço para uma subtrama labiríntica de corte fantástico e orwelliano, Paul Auster mostra aqui, em grande estilo, toda a sua maestria ficcional.

August Brill, crítico literário aposentado, recupera-se na casa da filha, em Vermont, Estados Unidos, de um acidente de carro em que quase perdeu uma perna. Quando o sono se recusa a dar as caras, Brill permanece na cama e libera a imaginação para tecer histórias que o ajudem a desviar o foco mental das vicissitudes que ele gostaria de esquecer: a morte recente da mulher, o assassinato do namorado da neta no Iraque e a dolorida solidão da única filha, abandonada pelo marido.

Em meio a divagações de toda ordem, Brill constrói um mundo paralelo, em que os Estados Unidos se acham mais uma vez numa guerra civil sangrenta. À medida que a noite em claro avança, adensa-se a trama do insone, ameaçando engolfar seu próprio criador numa delirante vertigem auto punitiva. No fim da madrugada angustiante, a neta Katya vem lhe fazer companhia, com perguntas incisivas que o remetem a um torvelinho de lembranças, boas e más, do casamento dele com a falecida Sonia, cantora lírica e mãe de Miriam, com quem dividiu os grandes momentos de sua vida. Com sua prosa a um tempo refinada e contundente, 'Homem no Escuro' é o romance dos tempos atuais, um livro que força o leitor a se confrontar com a noite sombria até mesmo quando celebra uma existência feita de alegrias comuns.





Homem no Escuro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Homem no Escuro (5)

ver mais
Duas narrativas, duas visões, uma possível fuga


O livro desenvolve duas narrativas: a vida atual do protagonista, um crítico literário idoso que está morando com a filha enquanto se recupera de um acidente, usando o tempo livre para para assistir filmes antigos com a neta; e a história que o próprio protagonista conta para si mesmo durante as horas de insônia e de dores na escuridão: uma ficção futurista, depressiva, sobre uma nova guerra civil ocorrendo nos EUA. As partes do livro que narram o cotidiano simples de August Brill, o ...