Humilhados e Ofendidos

Humilhados e Ofendidos Fiódor Dostoiévski




PDF - Humilhados e Ofendidos


Narrado sob o ponto de vista do personagem principal, Humilhados e Ofendidos possui o caráter psicológico e moral das grandes criações do autor, e reconhecido posteriormente como uma das contribuições mais brilhantes e profundas para a literatura moderna. Vânia, o protagonista, é um homem sensível, um escritor que relata em tom protocolar e, contraditoriamente, confessional e emocionado os acontecimentos vividos por uma família pobre e sofrida de uma grande cidade - talvez haja aí uma referência autobiográfica do próprio autor. Em contraponto está o príncipe Valkóvski, viúvo, aristocrata, que enriqueceu através de artimanhas, astuto e um egoísta no mais íntimo do seu ser. Se todos os seus pensamentos verdadeiros pudessem aflorar, seria tão repugnante que "traria um grande mau cheiro" - nas palavras do próprio Dostoiévski. Certamente estamos diante de um prenúncio daquela personalidade, daquele tipo que mais tarde se denominaria "o homem de subsolo", reiteradamente presente na obra do escritor, e que representa uma síntese complexa do individualismo, da vaidade, da indiferença ao sofrimento alheio e da maldade presentes na alma humana.

A narrativa de Humilhados e Ofendidos envolve o leitor definitivamente. O encadeamento da ação, a dramaticidade dos acontecimentos e as personagens são um retrato contundente e expressivo dos despossuídos em todo seu sofrimento e humilhação. Porém, a grandiosidade da obra de Dostoiévski não está unicamente em retratar a condição de abandono e submissão daqueles que estão distantes do poder e dos bens materiais. Sua grandiosidade está em atribuir a essa representação um caráter moral, que supera as circunstâncias e se torna permanente.





Humilhados e Ofendidos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Humilhados e Ofendidos (3)

ver mais
Resenha: Humilhados e Ofendidos, de Fiódor Dostoievski

Resenha: Humilhados e Ofendidos, de Fiódor Dostoie

HUMILHADOS E OFENDIDOS - FIODOR DOSTOIEVSKI

HUMILHADOS E OFENDIDOS - FIODOR DOSTOIEVSKI

Humilhados e ofendidos, de Dostoiévski - (Resenha/Ensaio)

Humilhados e ofendidos, de Dostoiévski - (Resenha/


Resenhas para Humilhados e Ofendidos (60)

ver mais
Sobre a fatalidade e a nobreza das Paixões


O impulso primordial que anima os personagens dostoievskianos situa-se no prazer doloroso, porém intenso e inevitável, ao ver o espetáculo de um desastre amoroso, para o qual colaboraram tanto quanto possível. Aliocha comete um cardápio de infidelidades, sempre com prostitutas; antes mesmo de cometer mais uma canalhice contra sua noiva Natacha, pobre Natacha, ele desafia quase diariamente o limite máximo dos canalhas. "Humilhados e Ofendidos" desenvolve-se, do início ao fim, num c...