Iniciação à Literatura Brasileira

Iniciação à Literatura Brasileira Antonio Candido
Antonio Candido




PDF - Iniciação à Literatura Brasileira


Este livro é um resumo histórico da literatura brasileira, desde as origens no século XVI até os nossos dias, focalizando o que se pode chamar o seu processo formativo. Daí a menção ao mínimo possível de autores, com destaque apenas para os que desempenharam nele papel de certo relevo ou significado.

A história da nossa literatura tem sido estudada de várias maneiras. A mais antiga é a que a encara como aquisição progressiva de consciência da realidade do país associada ao sentimento nacional. Outras a vêem como transposição das sucessivas modas literárias do Ocidente da Europa, sua matriz cultural. Nem faltou quem a visse em correlação com a economia e os fatos políticos, ou que negasse a possibilidade de um enfoque histórico propriamente dito, preferindo encará-la como sucessão aleatória de autores e tendências.





Iniciação à Literatura Brasileira

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Iniciação à Literatura Brasileira (7)

ver mais
Literatura e História interdisciplinaridade e a história da literatura no Brasil


Poucos são os livros que conseguem apresentar a literatura de forma clara, simples e objetiva sem deixar de trazer uma retórica bem explicada e sem perder o seu caráter de metodologia cronológica. Iniciação à Literatura Brasileira, livro escrito e publicado pelo acadêmico Antonio Cândido em 1999, estabelece critérios concisos, com um método de apresentação estruturado, e que dá destaque a ideia de um movimento geral da literatura, de forma a alinhá-la historicamente. Com efeito, no ...