Kierkegaard

Kierkegaard Søren Kierkegaard




PDF - Os Pensadores
Diário de um sedutor
Temor e tremor
O desespero humano  (Doença até a morte)


ESTE VOLUME CONTÉM AS SEGUINTES OBRAS:

O DIÁRIO DE UM SEDUTOR (1843)
A obra retrata aquilo que Kierkegaard entende por modo de vida estético, caracterizado pelo hedonismo romântico e sofisticado. O sedutor é um indivíduo que escolhe o mergulho na paixão, as contradições da existência amorosa. Escolhe como finalidade da vida o prazer, gozando pessoalmente a estética e gozando esteticamente sua própria personalidade.

TEMOR E TREMOR (1843)
O episódio bíblico de Abraão, que se dispõe a matar o filho Isaac em obediência à ordem divina, serve de tema à reflexão de Kierkegaard sobre a natureza da fé. E é fundamentalmente como paradoxo que a fé se revela: “paradoxo capaz de fazer de um crime um ato santo e agradável a Deus, paradoxo que devolve a Abraão o seu filho, paradoxo que não pode reduzir-se a nenhum raciocínio, porque a fé começa precisamente onde acaba a razão”.

O DESESPERO HUMANO (DOENÇA ATÉ À MORTE)
A dialética do desespero — doença que marcaria o fundo da consciência do cristão até à morte — é analisada por Kierkegaard, em suas múltiplas facetas: o desespero inconsciente de ter um eu; o desespero que não quer, e o desespero que quer ser ele próprio; a relação entre desespero e pecado.

Tradução de: Carlos Grifo, Maria José Marinho, Adolfo Casais Monteiro.
Consultor da Introdução: Marilena de Souza Chauí





Kierkegaard

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Kierkegaard (4)

ver mais


Das três obras que compõem esta edição, me fascina especialmente a terceira, "O Desespero Humano" - em que coloca-se a relação entre Deus e o homem através da capacidade de consciência do indivíduo, e o consequente desespero existencial daquele que ignora profundamente o que é o pecado. De todo modo, é soberbo o esforço de compreensão da fé empreendido por Kierkegaard. É lamentável que a sua filosofia não tenha sido compreendida; vê-se por toda a parte o crescimento de uma militância a...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR