Lembrar, Escrever, Esquecer

Lembrar, Escrever, Esquecer Jeanne Marie Gagnebin




PDF - Lembrar escrever esquecer


Profundamente familiarizada com o pensamento e a literatura da Grécia Antiga, Jeanne Marie Gagnebin move-se também com extrema desenvoltura entre as diversas formas do pensamento atual, especialmente as filosofias alemã e francesa, sem deixar de lado as obras de língua inglesa. É precisamente essa dupla condição que lhe permite estabelecer nexos bastante esclarecedores entre mito, história, filosofia e literatura, deslocando-se a todo instante entre o passado e o presente.

Elaborados ao longo dos últimos dez anos, os catorze ensaios aqui reunidos põem em prática uma reflexão ao mesmo tempo precisa e abrangente, que, sem se deixar seduzir por grandes sistemas interpretativos, é capaz de distinguir as mais sutis — e decisivas — variações de tom, seja no percurso de Adorno ou no de Ricoeur, numa narrativa de Kafka ou em Proust, na dialética do hóspede e do estrangeiro na Odisseia ou no testemunho dos sobreviventes de Auschwitz.



Sobre o autor

Professora titular de Filosofia na PUC-SP e livre-docente em Teoria Literária na Unicamp, Jeanne Marie Gagnebin nasceu na Suíça, em 1949, estudou em Genebra e, posteriormente, em Heidelberg, na Alemanha. É autora de Walter Benjamim: os cacos da História (1982), Histoire et narration chez Walter Benjamin (1994, publicado no Brasil no mesmo ano como História e narração em Walter Benjamin) e Sete aulas sobre linguagem, memória e história (1997/2006), entre outros livros. Vive e leciona no Brasil desde 1978.





Lembrar, Escrever, Esquecer

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Lembrar, Escrever, Esquecer (1)

ver mais
Interessante..


Como sempre Gagnebin nos surpreende com um estudo totalmente novo, com suas peculiaridades de sempre, e com o mesma consistência habitual, contemplando diversos teóricos, descortinando e remexendo o conhecimento. Recomendo ...