Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos Álvares de Azevedo




PDF - Lira dos Vinte Anos


"A Lira dos Vinte Anos" é um conjunto do que há de melhor da produção de Álvares de Azevedo. A obra, estruturalmente, divide-se em três partes com duas temáticas. A primeira e a terceira seguem os temas da adolescência: o sonho, a religiosidade, a obsessão pela forma feminina. A segunda, no entanto, traz o irônico, o "satânico", o erótico, carnal.



A primeira parte é composta por 33 poemas. O prefácio tem epíteto sugestivo de Bocage. "É uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores, uma coroa de folhas, mas sem viço... são as páginas despedaçadas de um livro não lido..."A segunda compõe-se de 14 poemas, também iniciado por um prefácio: "Aqui dissipa-se o mundo visionário e platônico. Vamos entrar num mundo novo, terra fantástica, verdadeira ilha de D. Quixote, onde Sancho é rei..."Finalmente, trinta poemas formam a terceira parte do livro, sendo, então, ao todo, 77 composições.A "Lira dos Vinte Anos" foi publicada em 1853, um ano após a morte do autor, organizada por Domingos Jacy Monteiro a partir de anotações esparsas de Álvares de Azevedo.





Lira dos Vinte Anos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Lira dos Vinte Anos (1)

ver mais
Lira dos Vinte Anos: Soneto

Lira dos Vinte Anos: Soneto


Resenhas para Lira dos Vinte Anos (129)

ver mais
Lira dos Vinte Anos


Eu o considero um dos melhores livros de poesia (para não dizer o melhor) da literatura brasileira. E o único livro de poesia onde não existe poesia ruim ou monótona, pois todas elas são fascinantes. A cada página virada eu pude experimenta um novo prazer, e ter a impressão de que a cada poesia o livro ficava melhor. Antes de ler esse livro eu dizia que não gostava de poesia, depois que terminei a leitura passei a procurar ler e gostar de poesia. È difícil escolher qual é a minha poesi...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR