Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes




PDF - Livro de Sonetos


Foi o próprio Vinícius de Moraes quem organizou a primeira edição deste Livro de sonetos, que veio à luz em 1957. Com o volume, o poeta fazia um balanço de sua obra e ratificava, em 35 poemas, sua dedicação a uma das formas mais populares de poesia: o soneto. Dez anos de pois, veio a segunda edição do livro, e Vinícius acrescentou a ele nada menos que 25 poemas, vários deles inéditos. A edição que o leitor tem agora em mãos soma àquele conjunto dezesseis sonetos esparsos.



O que se pode inferir ao longo desses anos é que os sonetos escritos por Vinícius de Moraes acabaram por formar um acervo em tudo singular no quadro da moderna poesia brasileira. Eles chamam a nossa atenção pela carga emotiva que encerram, mas impressionam igualmente igualmente pela austeridade formal. Desse modo, a extraordinária beleza dos versos parece nascer, em grande parte, dessa aliança, em que a densidade reflexiva e o virtuosismo sintático se afirmam como expedientes de controle da efusão sentimental.



Em seu prefácio à primeira edição do Livro de sonetos, Otto Lara Resende observa: “Os sonetos, como certas aves, estimam andar em bando, juntos, para juntos enfrentarem os riscos de serem abatidos, quero dizer: de serem lidos, amados e decorados”. Nesse sentido, é surpreendente que a popularidade de alguns sonetos de Vinícius não os desgasta; ao contrário, é como se a notoriedade testemunhasse e, simultaneamente, acentuasse a vibração que salta deles.





Livro de Sonetos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Livro de Sonetos (121)

ver mais
A mais bela revisitação de lugares-comuns da nossa poesia


Os sonetos de Vinicius Moraes, foram em sua grande maioria uma releitura, pois andei lendo-os sempre aleatoriamente no decorrer da vida; sem nunca ter pegado o livro do início ao fim. Tal como já o fiz com a poesia de muitos outros poetas... A sensação foi de revisitar lugares-comuns, que me trouxeram grandes emoções, em diferentes momentos de minha vida, através de seus sonetos mais famosos; lugares que ao se chegar, se pensa: ?deveria vir aqui mais vezes?. Assim como conhecer novos ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR