Maria Clara

Maria Clara Virgilio Pedro Rigonatti




PDF - Maria Clara


"É preciso honestidade, trabalho, estudo, relacionamentos e perseverança para a conquista de um lugar ao Sol."
Com estas palavras, Maria Clara doutrinava seus filhos e indicava o caminho para o futuro da família.
Mulher simples, de uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, tinha um sonho empreendedor de ser uma costureira famosa em uma cidade grande. Virgilio, mineiro como ela, também alimentava o desejo de ser um grande empreiteiro de obras.
Casados, estabeleceram-se em São Paulo na década de 1940. A pujante cidade crescia em uma velocidade espantosa, abrindo espaço para as ambições de quem quisesse ousar e empreender.
Mas só desejo e vontade não eram suficientes, embora necessário. A natureza, as circunstâncias, a selvagem competição, eram obstáculos a serem enfrentados e difíceis de serem vencidos.
Maria CLara, além de enfrentar o ambiente machista que marcava a sociedade, viveu seu drama de ser mulher em uma época em que não se tinha controle de natalidade. Em pouco tempo, teve vários filhos, o que comprometeu seu trabalho, impedindo a realização de seu sonho de ser empreendedora, além de levá-la a um período de muita pobreza.
Resiliente, determinada e inquebrantável, jamais desistiu de seu objetivo de conquistar um lugar ao sol. Se não fosse por ela, seria através filhos.
A sua pungente história é um exemplo motivador que não se deve desistir jamais de seus sonhos.





Maria Clara

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Maria Clara (1)

ver mais


O livro que é sequencia de "Maria Clara, A Filha do Coronel" conta a história de Maria Clara ao sair de Itamogi, após seu casamento. Filha "bastarda" do coronel da cidade, Maria Clara foi criada pela mãe, sempre se esforçou nos estudos, e se tornou uma ótima modista, mas achava que na pequena cidade não teria chances, queria viver em uma grande cidade. " O coronel Lucas, embora tivesse admitido a paternidade, não me assumiu, mantendo distancia de um envolvimento emocional e presenc...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR