Meninas de Joseon

Meninas de Joseon Selene Sodré




PDF - Meninas de Joseon


Obra desenvolvida como trabalho de conclusão do curso de Escrita Criativa, PUCRS (2019/2).

Esta coletânea é um convite para conhecer as sobreviventes da Península da Coreia levadas para estações de conforto e que, após um longo silêncio, decidiram lutar para serem ouvidas. É também uma forma de honrar as marcas que essas mulheres deixaram na história ao erguerem suas vozes e de mostrar como escrever sobre elas tornou-se inevitável.

Composta por sete narrativas curtas, baseadas em documentários, documentos, testemunhos e observações pessoais, esta obra é, acima de tudo, sobre memória. As experiências narradas aqui mostram que, embora o passado nos pareça distante, o tempo e os acontecimentos ainda assombram quem os viveu.


A Península da Coreia foi colonizada pelo Japão de 1910 até o final da Segunda Guerra Mundial (1945). Ao longo deste período, a criação de estações de conforto para uso de militares japoneses passou a ser uma prática comum nos territórios ocupados durante a expansão colonial japonesa.
Meninas e jovens, em sua maioria de nacionalidade dos territórios ocupados pelo Império do Japão, eram levadas para estes estabelecimentos, nos quais eram obrigadas a servir sexualmente às demandas dos homens do exército. As estações de conforto foram, em muitos casos, foram lugares de onde milhares de garotas jamais sairiam com vida.
As meninas submetidas à esse sistema e cujas histórias foram marcadas por bruta desumanidade mais tarde seriam conhecidas como "mulheres de conforto".
Desde o final do século XX, ativistas e sobreviventes se esforçam para que as vítimas recebam um pedido de desculpas oficial do governo japonês, que ainda nega a existência de um regime de escravidão sexual que visava atender as tropas militares japonesas.





Meninas de Joseon

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Meninas de Joseon (3)

ver mais


Uma descrição bem fiel ao que as meninas viveram e por muito tempo não puderam falar, por medo, vergonha ou apenas falta de espaço. Comecei a ler por conta do livro herdeiras do mar, e queria MT ler mais sobre o assunto....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR