O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




PDF - O Cortiço


"Todas as vezes quem um grande artista nasce é como se o mundo fosse criado de novo, porque nós começamos a enxergá-lo como ele o mostra"
Antonio Candido referindo-se a Aluísio Azevedo em "De cortiço a cortiço"

"Não sou nem posso ser ingrato para com o público que me leia ou por ventura me aplauda, pois o público jamais lê ou aplaude por obséquio a quem quer que seja. O público nunca faz favor a ninguém, faz justiça."
Aluísio Azevedo

Com o perfil de autor tão antigo e tão moderno, comum apenas aos clássicos, Aluísio Azevedo publicou "O Cortiço" em 1890, romance que descreve a sociedade brasileira da época e é considerado um dos marcos do Naturalismo. O proletário e a desigualdade social são presenças marcantes na obra: o ganancioso e avarento comerciante português João Romão, a trabalhadeira Bertoleza, o vizinho tico Miranda, o malandro preguiçoso Jerônimo, a mulata Rita Baiana, todos tratados como uma extensão do cortiço, personagem principal cujo cotidiano é descrito ao longo da narrativa. Eis o primeiro grande romance social brasileiro e um dos principais do autor.





O Cortiço

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos O Cortiço (6)

ver mais
Livro: O cortiço por Aluísio Azevedo

Livro: O cortiço por Aluísio Azevedo

AUDIOLIVRO:  O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

AUDIOLIVRO: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

Vlog na USP ep 3 Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin | Kemiroxtv

Vlog na USP ep 3 Biblioteca Brasiliana Guita e Jos

O Cortiço, Aloísio de Azevedo - Veredito

O Cortiço, Aloísio de Azevedo - Veredito


Resenhas para O Cortiço (2.512)

ver mais


No começo a narrativa é lenta, pois tudo é muito detalhado.A história gira em torno do cortiço, o enredo envolve muitos personagens, então as vezes pode ser difícil ligar um nome a um personagem que já foi descrito anteriormente, mas no decorrer da história vamos logo identificando cada um. Os personagens são estereotipados, com alguns exageros em suas características - um dos pontos do naturalismo. Vários outros temas são abordados no livro como adultério,inveja, prostituição, traição...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR