PDF - O ensino de filosofia como problema filosófico
A questão do ensino de filosofia foi, de maneira geral, reduzida ao desenvolvimento de estratégias didáticas que tentam facilitar a atividade docente. Neste livro, nos propomos a começar por um momento prévio e refletir sobre o que se entende por “ensinar filosofia” e como se poderia transmitir aquilo cuja caracterização é já um problema. Mostra-se que para levar adiante a tarefa de ensinar filosofia deve-se adotar uma série de decisões filosóficas e, em seguida, elaborar os recursos mais convenientes para tornar essa tarefa possível e significativa. Esta proposta outorga aos professores e professoras um protagonismo central e os interpela, não como eventuais executores de receitas genéricas oferecidas por especialistas, mas como filósofos que recriam sua própria didática em função do contexto e das condições em que devem ensinar.
O ensino de filosofia como problema filosófico
O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível
O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Resenhas para O ensino de filosofia como problema filosófico (1)
ver mais
Ser professor de filosofia não é como ser professor de qualquer outra disciplina. Por um olhar frio somos os únicos professores que não apresentam aos alunos uma forma de operar o mundo conhecido, mas sim uma forma de problematização desse mundo e desse conhecimento.
Potencializar o aluno é um desafio que precisa de uma lógica também potente e uma prática que respeite essa lógica.
Pra quem quer ensinar filosofia essa é uma leitura obrigatória....
leia mais