O Maior Espetáculo da Terra

O Maior Espetáculo da Terra Richard Dawkins




PDF - O Maior Espetáculo da Terra


Mundialmente famoso por sua prosa inspirada, que dá clareza e coesão às complexidades da ciência, Richard Dawkins apresenta neste livro as evidências que comprovam que a evolução pela seleção natural é a única explicação válida para a vida na Terra.
"Estamos cercados por infindáveis formas belíssimas e fascinantes, e não é por acidente, e sim uma consequência direta da evolução pela seleção natural não aleatória - única na vida, o maior espetáculo da Terra." Não há interpretações alternativas para a existência da vida neste planeta. Richard Dawkins decidiu escrever um livro para defender essa tese e convencer a todos - sem exceção - de que Darwin tem razão. Depois de oito obras que revolucionaram o pensamento evolucionário, ele traz a público o que chama de seu "elo perdido", ligando todos os seus escritos: uma síntese pessoal das evidências científicas de que a evolução é, mais do que uma teoria, um fato estabelecido.
As evidências da evolução são tão válidas e irrefutáveis quanto, por exemplo, as evidências históricas de que existiu o Império Romano: "Também os seres vivos trazem a história escrita em todo o corpo. São repletos de equivalentes biológicos das estradas, muralhas, monumentos, cacos de cerâmica e até inscrições antigas romanas, tudo esculpido no DNA vivo, pronto para ser decifrado por estudiosos".
Para Dawkins, a visão da vida pelo prisma da evolução guiada pela seleção natural é grandiosa, sublime, e ele não mede esforços para levar o leitor a compartilhar seu arrebatamento. Nem para fulminar com argumentos inatacáveis e humor sarcástico as ideias dos que tentam defender interpretações sucedâneas - vale dizer, os "criacionistas da Terra Jovem", para quem os seres vivos foram criados por volta de 10 mil anos atrás, e os proponentes do design inteligente, que até acreditam que houve evolução, porém graças a um empurrãozinho divino.
Dawkins mostra-se, como sempre, incomparável na arte de traduzir a ciência para não-especialistas. Em sua prosa premiada, a embriologia, o sequenciamento do código genético e o sistema de genes/proteínas que regem a vida ganham clareza e, mais do que isso, fascínio. Suas analogias e metáforas invariavelmente se tornam clássicas. Quem mais pensaria em recorrer à técnica do origami, aos métodos de Sherlock Holmes, a uma sátira do Monty Python e até a um balé aéreo de um bando de estorninhos para elucidar o mecanismo da evolução?





O Maior Espetáculo da Terra

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos O Maior Espetáculo da Terra (1)

ver mais
Resenha - O maior espetáculo da Terra

Resenha - O maior espetáculo da Terra


Resenhas para O Maior Espetáculo da Terra (13)

ver mais
Excelente, mais uma vez.


A evolução é um espetáculo. Não é perfeita, não é sistemática, não é ciumenta. Ela é a existência nua e crua das mudanças na natureza. Ela é a prova de que ninguém nesse mundo é um ponto fundamental de importância, mas sim parte de um sistema bonito. E isso Dawkins demonstra mais uma vez nesse livro. "O Maior Espetáculo da Terra" serve para mostrar ao público leigo essa beleza das evidências que temos da evolução. Mostra as pesquisas que foram feitas e demosntra as provas. Algumas v...