O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio

O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio Leon Trotsky




PDF - O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio


Esse ensaio sobre o poeta Maiakóvski faz parte do livro Literatura e revolução , escrito por Leon Trótski nos verões de 1922 e 1923, depois de um período de guerra civil intensa na Rússia para Embora concentrado na produção literária de seu país, Trótski estende seu olhar crítico sobre as manifestações artísticas dominantes na Europa de seu tempo. A análise da relação entre arte e política já revela as divergências de Trótski com os rumos que o Estado iria seguir na União Soviética ao recusar a ideia de que o Partido Comunista deveria orientar formas e conteúdos da expressão artística.





O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O suicÍdio de Maiakóvski: Um ensaio (1)

ver mais
Interessante para contextualizar o período retratado


Se trata de um ensaio de 7 páginas (as páginas restantes são apenas anúncios para outras obras da Editora Zahar). Este texto faz parte da obra "Literatura E Revolução" (do mesmo autor). Trótski dá sua visão acerca do suicídio de Maiakovski, poeta futurista que apoiava o regime comunista, mas percebeu que, com o regime stalinista, não tinha mais espaço para continuar desbravando os caminhos da nova literatura com seu futurismo (na era Stálin, imperava o Realismo) e, numa decisão um tant...