O verão tardio

O verão tardio Luiz Ruffato




PDF - O verão tardio


Uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível.

Uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível. O verão tardio, sexto romance de Luiz Ruffato, é uma história de inadequação. Depois de mais de vinte anos, Oséias, um homem abandonado por mulher e filho, decide regressar a sua cidade-natal, Cataguases, em Minas Gerais. Durante seis dias, seguimos passo a passo suas andanças, visitas a familiares, encontros com velhos personagens locais. A sombra do suicídio de uma de suas irmãs, Lígia, e a comunicação falha com praticamente todos a sua volta acompanham suas tentativas de reatar os fios do passado. Em meio a um Brasil que parece ir do projeto à ruína a todo momento, O verão tardio propõe uma reflexão sobre uma sociedade em que as classes sociais romperam completamente o diálogo e, como afirma um de seus personagens, se tornaram “planetas errantes” prontos para entrarem em rota de colisão e se destruírem.





O verão tardio

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O verão tardio (12)

ver mais
10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O VERÃO TARDIO, DE LUIZ RUFATTO OU SOBRE AS COISAS COMUNS E RE


1 - O Verão tardio de Luiz Rufatto talvez seja o retrato mais fidedigno de uma nação comum. Quando penso em nação comum, penso numa nação que partilha de um mesmo real. Um realismo coletivo, menos mediado, quem sabe. E aqui provavelmente algo que de todo não saiba me expressar. As tintas são impressionistas, impressionista a repetições. Os cenários descritos aos mínimos e mundanos detalhes. O frasco de Cebion, a pasta de dente, os quadros e pôsteres às paredes que surgem. Os detalhes e...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR