Os Caminhos para a Modernidade

Os Caminhos para a Modernidade Gertrude Himmelfarb




PDF - Os Caminhos para a Modernidade


Gertrude Himmelfarb, também autora dos altamente recomendáveis Victorian Minds (1968), On Looking into the Abyss: Untimely Thoughts on Culture and Society (1994) e The Moral Imagination: From Edmund Burke to Lionel Trilling (2006), erigiu neste livro um ensaio interpretativo sobre os Iluminismos britânico, francês e americano em suas dimensões sociológicas, políticas e filosóficas.

A análise comparada resgata o significado do Iluminismo e o recupera do domínio e da usurpação empreendidos pelos franceses, como ela mesma qualifica o trabalho, propondo-se também à tarefa igualmente ambiciosa de restituí-lo aos britânicos, que contribuíram para fundá-lo. Caminhos para a Modernidade resgata o sentido do Iluminismo ao expor criticamente suas origens e diversidade, permitindo que ele não seja percebido exclusiva e restritivamente como um movimento francês.





Os Caminhos para a Modernidade

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Os Caminhos para a Modernidade (1)

ver mais
Os iluminismos que ecoam na contemporaneidade ocidental


No livro Gertrude faz um panorama entre três iluminismos: o inglês, o francês e o americano. E como essas vertentes – tendo características positivas ou negativas - ecoam na contemporaneidade dentro da tradição ocidental. Ela dedica mais tempo ao capítulo sobre o iluminismo inglês, intitulado “sociologia da virtude”; principalmente, por conter os valores morais de qualquer sociedade civilizada: a benevolência, a compaixão, a solidariedade. Não era uma sociedade que queria revoluçõe...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR