Os Indiferentes

Os Indiferentes Alberto Moravia




PDF - Os Indiferentes


É a história de Leo Merumechi, um comerciante sem escrúpulos que se envolve com a filha da amante, usando a sua relação com ambas como uma estratégia para “deitar as mãos” às propriedades da família. Indiferentes, os 4 ou 5 personagens do romance são arrastados por Leo, inconscientemente, para um processo de dominação em relação ao qual demonstram uma inactividade por vezes desesperante.

Trata-se de uma reflexão sobre o medo, ou pelo menos sobre a insegurança, que leva as pessoas a deixar-se arrastar pelos outros quando estes demonstram poder. Por outro lado, há as condições materiais. Na esteira do neo-realismo, Morávia aborda a Itália do pós guerra como um meio decadente, onde o acesso à riqueza se reveste de estratégias pouco claras, onde o recurso à burla se torna banal.

Este decadentismo ético e moral conduz a uma vontade de afirmação social que põe em causa os padrões morais da época. Saliente-se ainda o facto de se usarem apenas 5 personagens. Este facto, aliado à dinâmica narrativa deixa adivinhar alguma influência do teatro. Acima de tudo, é uma obra sobre a inacção. Indiferença e cobardia resultam em infelicidade. Parece-me ser esta a ideia fundamental do livro.





Os Indiferentes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Os Indiferentes (3)

ver mais
BOM: um Moravia jovem, com alguns pequenos defeitos, mas já exibindo o talento de gra


Lido entre 20 e 27/09. Avaliação da leitura: 3,8/5,0 Alberto Moravia (1907-1990), tinha apenas 22 anos quando escreveu Os Indiferentes, uma das obras mais importantes de sua carreira, juntamente com Agostino (1945), O Conformista (1947), A Ciociara (1957), Vidas Vazias (1960), 1934 (1982). Essa história traz cinco personagens que se comportam como se estivessem atuando numa peça de teatro; muito pouca ação se desenvolve fora de salas e quartos e em cada cena os diálogos são bastante...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR