Os papéis do inglês

Os papéis do inglês Ruy Duarte de Carvalho




PDF - Os papéis do inglês


"Eu falo daquilo que sei, daquilo que experimentei, o que revela evidentemente a minha origem de classe, a minha formação. Não pode deixar de ser assim, nem eu quereria que fosse de outra maneira", diz o angolano Ruy Duarte de Carvalho. A afirmação faz todo o sentido: como antropólogo, Carvalho lança mão do instrumental da disciplina para descrever o mergulho numa terra estranha, devastada pela miséria, por disputas ancestrais e pela herança ainda incômoda do colonialismo.

Como num romance de Conrad, uma das influências declaradas de Carvalho, as peripécias vividas pelo protagonista, um professor, ressoam numa dimensão individual. Ele desconfia que algo sobre sua personalidade pode ser descoberto na trajetória de um inglês que se matou em plena selva, em 1923.

Com uma prosa de sabor incomum, que explora toda a riqueza vocabular do português angolano, este é um livro que discute não apenas os limites do homem num ambiente hostil, mas também as possibilidades da linguagem ficcional. É ela que pode redimir as desilusões do professor, crescentes à medida que sua investigação se aproxima do desfecho, e atenuar, quem sabe, a dureza de um mundo no qual os sonhos parecem estar para além da fronteira, para além de todas as fronteiras.





Os papéis do inglês

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR