Os Pensadores - Montesquieu - Do Espírito das Leis

Os Pensadores - Montesquieu - Do Espírito das Leis Montesquieu




PDF - Do espírito das leis


Fruto do Iluminismo, que proclama o direito da razão humana de esclarecer todos os domínios, a obra de Montesquieu inaugura uma nova perspectiva na abordagem dos problemas sociais e políticos: a exclusão de conceitos religiosos ou morais, e o afastamento de teorias abstratas e dedutivas. utilizando o método descritivo e comparativo. Montesquieu pretende atribuir à ciência social e política uma cientificidade semelhante à das ciências físicas. Desse modo procura estabelecer leis sociais e históricas. Embora marcada pela defesa da monarquia, a obra de Montesquieu surge embebida de princípios liberais, como na famosa teoria da separação dos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) - separação entendida pelo pensador como o recurso indisponível para impedir o despotismo absolutista.





Os Pensadores - Montesquieu - Do Espírito das Leis

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Os Pensadores - Montesquieu - Do Espírito das Leis (11)

ver mais
"Cada roca com seu fuso, cada povo com seu uso"


Uma frase do livro:“Todos os homens são iguais no governo republicano; são também iguais no governo despótico. No primeiro, por serem tudo; no segundo, por não serem nada.” Montesquieu legou à modernidade um tratado extenso e complexo sobre o espírito das leis. Não se referiu apenas a textos normativos. Dedicou especial atenção ao homem em relação às leis do seu tempo. Demonstrou que uma lei ótima para determinado século seria um fracasso noutro. A lei perfeita, na sua concepção, não ...