Pensando como um negro

Pensando como um negro Adilson José Moreira




PDF - Pensando como um negro


A Editora Contracorrente tem a satisfação de publicar o extraordinário livro “Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica”, de autoria do ilustre Professor Adilson José Moreira.

Por meio de um estudo integrado entre narrativas pessoais e análises teóricas, este livro revela a importância do pertencimento social na hermenêutica jurídica.

Nele se aborda um tema ausente nas reflexões sobre hermenêutica no nosso país: o papel da raça no processo de interpretação jurídica. A relevância desse tópico decorre do seu lugar central na discussão sobre a legalidade de medidas de inclusão racial e também dos debates sobre as disparidades de tratamento entre grupos raciais no sistema penal.

Afirma-se, com grande eloquência, a necessidade de considerarmos a experiência de minorias raciais como parâmetro normativo para a análise do princípio da igualdade, um requisito para o alcance da justiça racial na nossa sociedade.

Um livro radical, perturbador, que coloca em xeque a noção de igualdade como tratamento simétrico





Pensando como um negro

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Pensando como um negro (3)

ver mais


Interpretação da Constituição que possa promover a igualdade de status entre grupos. Levando em consideração o contexto histórico e social. As pessoas são discriminaras porque pertencem a certas comunidades. A igualdade deve ser voltada para a proteção de grupos sociais, para transformação desta nação !!...