Ponte do Galo

Ponte do Galo Dalcídio Jurandir




PDF - Ponte do Galo


Publicado pela primeira vez em 1971 pela Editora Martins/MEC, Ponte do Galo volta agora a ocupar as estantes dos leitores brasileiros em sua 2ª edição. É o sétimo livro do chamado Ciclo do Extremo Norte, conjunto de dez romances com que Dalcídio Jurandir foi premiado em 1972 pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra. O Ciclo conta a saga de um menino marajoara, Alfredo, que sonha em conhecer a cidade grande - Belém - para continuar seus estudos.

Esta edição tem ilustrações de Paloma Franca Amorim, prefácio de Paulo Martins Nunes e glossário de Rosa Assis. Foi financiada através de uma campanha de financiamento coletivo realizada entre abril e junho de 2017 no site Catarse, e faz parte de um projeto da Pará.grafo Editora que tem como objetivo resgatar obras importantes da literatura de expressão amazônica. A campanha teve a participação de 231 apoiadores e leitores de Dalcídio Jurandir, que ajudaram a resgatar esse grande romance esquecido há quase meio século pelo mercado editorial.

Trecho:
"- ‘ xa ver. Não canta glória. Não canta glória. Tu então pra piolho tens o sangue doce. Nessa cabeça, vejo um reino. Duvida? Duvidando? Quanto perde? Quem gostava de te catar era a finada Lucíola, ah, mas eu te conto, aquela finada Lucíola! Ela que te inventou colo. Colo, colo, toda hora colo. Uma noite, viu que a lua deu no teu cueiro pendurado na corda do aterrinho do quintal e logo acudiu: D. Amélia, essa criança vai obrar verde, deu a lua no cueirinho dele aqui na corda, D. Amélia. Não deixe cueirinho dele na corda em tempo de lua. E pois não foi que te pegou e te abriu bem a bundinha pra a banda da lua? Só assim te protegia de obrar verde. Mas, Lucíola se alguém, Deus me perdoe, pegou lua, foste tu, rapariga. De tudo isso quem acredita,eu? E da tua unha? Essa foi a boa da mea prima Dorotéia. Lá em Muaná. “Olha, Amélia, só quem deve primeiro-primeiro cortar a unha, a primeira unha do teu filho, é a madrinha, senão quando teu filho crescer vira ladrão. E tua madrinha lá em Belém. Eu ia esperar até que te pudesse levar em Belém pra te cortar tua unha? Até que tempo a tua unha crescendo? Viraste ladrão?"

Disponível para compra aqui: https://www.e-paragrafo.com.br/product-page/ponte-do-galo-de-dalc%C3%ADdio-jurandir





Ponte do Galo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Ponte do Galo (3)

ver mais
Início da campanha - Ponte do Galo (Catarse)

Início da campanha - Ponte do Galo (Catarse)

Ponte do Galo, de Dalcídio Jurandir

Ponte do Galo, de Dalcídio Jurandir

Ponte do Galo, de Dalcídio Jurandir, na TV Nazaré

Ponte do Galo, de Dalcídio Jurandir, na TV Nazaré


Resenhas para Ponte do Galo (4)

ver mais
Força, resistência e sobrevivência no mesmo contexto.


O primeiro livro do ano e a primeira leitura do Explosão Desencalha 2021, coordenado pelo @carol_explosaodeletras, Ponte do Galo, escrito pelo paraense Dalcidio Jurandir, traz para o leitor um universo fantástico e fatalista, traz o encanto dos rios e a dureza da vida do homem ribeirinho, uma leitura que soca o estômago, por trazer a tona uma realidade que devíamos conhecer mas que não faz parte da cultura do leitor, por ser uma cultura à parte, marcada por crenças (ou crendices), sobr...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR